terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Dia 30 Dez - 3º dia a bordo do USHUAIA.

Fotografia Students-on-ice.

Embora haja uma neblina cegante a rodear o navio, isso nao impede toda a gente de observar o mar, admirar as aves que seguem o navio e procurar por icebergs.

Temos seguido o decurso desta viagem com grande entusiasmo: assistimos a cerca de 3 palestras por dia a bordo do barco, todas muito interessantes do ponto de vista cientifico; conhecemos pessoas novas, de outras nacionalidades, com outros costumes.

E impossivel nao sentir a paixao e o entusiasmo partilhados por todos e, acima de tudo, nao nos deixarmos ir pela corrente.

Foi magnifico ver a neblina abrir-se lentamente e ao longe comecarmos a avistar Elephant Island. Isto tudo, claro, so pouco depois de nos termos deslumbrado com os primeiros icebergs que vimos na viagem.


Fotografia Students-on-ice.

Hoje, de tarde, tivemos a nossa primeira saida de semi-rigido para o azul Antarctico. Todos partilhamos da mesma opiniao: O homem ainda nao inventou as palavras que se poderiam usar para descrever o potencial que a natureza tem. Nao podemos ignorer que esta e a melhor viagem das nossas vidas e que, daqui, podemos lever muito para o mundo que aguarda o nosso regresso.

Tivemos a oportunidade de observar pinguins, icebergs, queda livre de pequenas fraccoes de icebergs que mesmo assim soavam a trovoes, e alguns de nos avistaram uma foca leopardo.

Depois do jantar, foi-nos possivel seguir, de perto, quarto baleias corcunda. Mais uma vez, o espanto partilhado por todos e o significado que aquele momento teve, a forma como ele nos marcou, foi indescritivel.

Fotografia Students-on-ice.

Agora sabemos e compreendemos tudo o que podemos levar daqui para casa e, com alguma sorte, amanha saberemos ainda mais.

Joao Covita

2 comentários:

Emiltina disse...

Adorei ler os vossos registos no diário de bordo! Uma viagem que vos mobiliza por inteiro, agudiza os vossos sentidos, solta emoções e fortalece os laços de companheirismo.Para vós, a natureza será cada vez mais respeitada e acarinhada! Fantástico! Continuação de uma óptimas viagem! Beijinhos, Emiltina Matos

Covita disse...

Opinião muito parcial: bom relato João.No primeiro dia do ano estive de serviço à Antena 1 para ouvir e registar a entrevista com a Ana Salomé e a Inês Murteira. Uma sugestão para quando escreverem: ponham a data, a hora e o local (se estiverem no mar a posição geográfica). Grande abraço e obrigado a todos por podermos participar nesta viagem. Beijo para o João.
Pai