terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Good morning Students-on-ice!

5 de Janeiro de 2008

O dia de hoje começou como todos os outros com a voz do Geoff a anunciar o seu habitual ‘Good morning Students on ice!’ pelos altifalantes espalhados por todos os quartos e corredores do navio. Infelizmente, hoje foi o primeiro dia da famosa Passagem de Drake que, à vinda, nos deixou bastante atordoados. Vamos lá ver como vai ser desta vez! Hoje foi também o primeiro dia em que falámos mais profundamente de toda a problemática do aquecimento global e a sua relação com os pólos.

A seguir ao pequeno almoço assistimos a uma palestra, dada pelo Eric, cujo tema era “Sailing towards a sustainable future”. Nesta palestra salientou-se que os recursos naturais estão, de uma forma geral, a ser explorados pelo ser humano para além da sua capacidade de regeneração. Este tema também foi focado na palestra seguinte realizada pelo David, intitulada “Be the change?”, na qual nos foi dada a motivação e o método para tentar definir o problema e encontrar soluções para o mesmo. Ambas se debruçaram sobre o “futuro sustentável” e o quão próximo estamos de o conseguir se agirmos da forma mais correcta.

Da nossa necessidade de actuar surgiu a iniciativa de formar ‘action groups’ que, agrupando as diferentes nacionalidades nesta expedição, têm em vista tomar medidas que possibilitem combater diferentes problemáticas mundiais. Foram fundados cinco grupos de acção cujos temas são: Alterações climáticas (do qual fazem parte a Inês Murteira e o João), Sobreconsumo de recursos, Água (qualidade e quantidade), Direitos Humanos (integrado pela Marta e pela Irina) e Conservação da vida selvagem (grupo no qual a Inês Martins, a Andreia e o Miguel estão incluidos).

Depois de reunidos os diferentes grupos e de uma breve discussão sobre os temas, foram recolhidas algumas ideias dentro dos mesmos, que virão a ser partilhadas entre todos amanhã. Estamos muito entusiasmados e com vontade de contribuir para o bem-estar do nosso querido planeta!

Ainda hoje, tivemos diversas apresentaçoes dos membros da equipa do Students on Ice que já viveram na Antárctica. O David, o Fred, o Fritz, o Ian e o Alex partilharam connosco as suas experiências profissionais e pessoais neste magnífico mas perigoso local. Mostraram-nos imagens fascinantes, que revelavam tempos muito dificeis que todos ultrapassaram sempre com um espirito triunfante.

Mais uma vez, sobrevivemos à atribulada viagem da Passagem de Drake e, embora já não estejamos na Antárctica, com muita pena nossa, não perdemos a garra e vontade de aprender sempre mais! Estamos ansiosos pelo dia de amanhã!

Joao Covita e Marta Alves

1 comentário:

Covita disse...

Juntando as referências que já tinham e que vos permitiram conquistar este prémio, às que na viagem receberam estou certo de que irão concretizar a vossa afirmação "não perdemos a garra e vontade de aprender sempre mais!"
Grande Abraço