terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Fotografia: Students-on-ice.

Este é um excerto de um email enviado pela Ana Salomé a 31 de Dezembro de 2007

****
Depois de umas longas e cansativas horas de voo, acompanhadas de um cardapio nao muito convidativo, chegamos dia 26 de tarde a Ushuaia ao hotel Del Glaciar onde a equipa dos SOI nos recebeu com um magnifico jantar.

O programa de actitivades dos SOI iniciaram dia 27 de manha quando saimos para uma caminhada com o intuito de ver a lagoa Esmeralda. Durante a viagem a guia que nos acompanhou (Sofia) foi-nos falando um pouco de Ushuaia abrangendo tambem alguns problemas sociais (passamos por uma pequena manifestacao das populacoes locais, as quais estavam a queimar pneus velhos num caminho, com o intuito de reenvindicar direitos basicos a agua, saneamento, electricidade, apesar de terem sido construcoes ilegais; passamos por uma zona industrial perto da qual estava instalado uma especie de bairro social cujas casas eram cor-de-rosa com o telhado azul; passamos tambem por um dos exlibris de Ushuaia que e o monte Olivia e os 5 irmaos. Para alcancarmos o nosso tao almejado objectivo de ver a magnifica lagoa Esmeralda e alguns alguns fenomenos de glaciacao ocorridos, tivemos que percorrer terrenos pantanosos e lamacentos. A caminhada durou cerca de 5 horas, com paragens pelo meio para descansar e almocar. Mas valeu a pena todo o esforco e foi muito divertido. Houve mesmo quem tomasse banho na agua gelada.

Pelo caminho vimos as casas dos castores, uma especie introduzida e, sem predador natural, tem vindo a aumentar grandemente a populacao causando serios impactos no ambiente.

Para chegarmos a lagoa passamos ainda por uma zona de floresta composta inicialmente por lenga. Era nitida a diferenca entre a vegetacao a medida que subiamos em direcçao a lagoa. A vegetacao que inicialmente apresentava um porte arboreo, formando um manto fechado, tornava-se mais tarde em vegetacao de porte arbustivo e rasteira com uma fraca dispersao. Junto a lagoa aproveitamos ainda para abordar algumas questoes relaccionadas com a geologia, vegetacao, …

De regresso ao hotel demos um salto a vila para fazer algumas compras e tratar de assuntos pendentes.

No dia 28 de Dezembro de manha fizemos outra caminhada ao Parque nacional, mas desta vez a pouca lama existente ja nao contituia um obstaculo a nossa passagem. Visitamos a entre outras, a lagoa Verde, e falamos tambem mais um pouco sobre a geologia e vegetacao. Locais sem duvida maravilhosos mas o nosso Portugal, em termos de paisagem, nao fica nada atras. De tarde fomos para o barco e demos inicio a nossa aventura rumo a solo antarctico, mas isto nao sem antes abordarmos algumas questoes de seguranca a bordo do navio USHUAIA.

Fotografia: Students-on-ice.

O dia que se seguiu (29 Dezembro), foi passado com alguma indisposicao por parte de algumas pessoas cujo estomago se mostrou mais sensivel a balancos. Durante o dia muitas foram as actividades desenvolvidas, desde ioga; a escrita; a jogos de palavras e nomes, workshops de fotografia, musica e mapas e cartas; a palestras dadas por alguns dos cientistas que viajam connosco; fazer novas amizades; ….

Dia 30 a espectativa era grande. Estamos ja muito perto e havia sem duvida possibilidade de fazer o nosso primeiro passeio nos ZODIAC a fim de vermos de perto a colonia de pinguins que se encontra instalada na ilha elefante. Alguns passaram a saltar na agua mesmo ao nosso lado,
eram pinguins Chinstrap. Houve mesmo quem chegasse a ver uma foca leopardo.

Mas as surpresas deste dia nao ficam por aqui… de volta ao barco, e durante o nosso jantar (perto das 8h00) fomos avisados pela comandante que nos encontravamos muito proximo de um grupo de baleias. Claro que nem acabamos de comer e saimos todos disparados para fora, munidos com os nossos binoculos e maquinas fotograficas para captar as melhores imagens. As baleias foram muito hospitaleiras aproximando-se bastante do barco USHUAIA para que todos podessemos obrevar melhor, ouvir os seus sons e sentir o seu cheiro. Digo-vos que foi maravilhoso. Alguns de nos chegaram mesmo a chorar de tanta emocao.