quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

31 de Dezembro de 2007 - Em terras do continente antárctico

Fotografia - Students-on-ice.


O dia de hoje foi absolutamente fantástico. E extraordinário como a Antárctida nos consegue surpreender e cativar ainda mais a cada dia que passa.

De manha tivemos o enorme privilégio de pisar o continente antárctico propriamente dito. Passear numa praia rochosa de um continente tão hostil como a Antárctida, que se estende por milhares de quilómetros, é uma sensação tão esmagadora quanto indescritível. Para além de uma grande sensação de insignificância, o prazer em apreciar a natureza no seu estado mais puro e selvagem e enorme e impagável.

Após uma hora passada na óptima companhia dos pinguins, que são, aliás, criaturas muito afáveis e curiosas, regressamos ao navio para um almoço tardio.


Fotografia: Students-on-ice.


Fotografia: Students-on-ice.

Por volta das 4 da tarde, dirigimo-nos para a nossa próxima paragem, também tão bela e ainda mais inacreditável que a anterior. Trata-se de uma base argentina construída no Cabo Esperanza onde vivem, de facto, 8 famílias, levando uma vida perfeitamente normal e civilizada, ou seja, usufruindo de educação e de todos os frutos da tecnologia (televisão, internet, e tantos outros). As pessoas da base receberam-nos tão bem e com tamanho entusiasmo que nos fizeram sentir totalmente em casa. As crianças estavam muito entusiasmadas com a nossa chegada e fartaram-se de conversar connosco (aliás, com os que percebem e falam espanhol). De facto, elas gostaram tanto da nossa presença que desejaram que o vento aumentasse de tal forma a não podermos abandonar a base. E durante algumas horas o vento fez-lhes a vontade. Por entre o frio e o vento, mas rodeados de uma paisagem fenomenal, passamos essas horas à espera que o vento amainasse. Foi então que admiramos verdadeiramente estas … pessoas, que vivem todo o ano num continente cujo clima é severo ate para os animais polares.


Fotografia: Students-on-ice.

Quando finalmente partimos, tivemos pena de deixar para trás um local de tamanha beleza, onde nos sentimos envolver, por um lado, pelo lado selvagem da natureza e, por outro, pela amabilidade dos habitantes.


Após o regresso ao navio, completamente encharcados, e um jantar revigorante, celebramos a passagem de ano, numa festa deveras peculiar. A maior parte das pessoas vestiram a maior “misturada” que conseguiram, combinando roupa térmica com roupa interior. Mas no meio de todas estas combinações horrendas, foi extraordinário ver a rapariga japonesa vestida com um kimono lindíssimo e os dois irmãos árabes vestidos com a roupa característica dos Emirados Árabes Unidos. O ambiente vivido na festa foi excelente e depois da meia noite a expressão “happy new year” ouviu-se na sala vezes e vezes sem conta. Foi, sem duvida, a melhor passagem de ano que alguma vez tivemos.

Inês Martins/Todos

3 comentários:

Emiltina disse...

É simplesmente fantástico acompanhar os vossos relatos! A natureza, as pessoas desse longínquo continente, a sua amabilidade... QUE GRANDE PASSAGEM DE ANO! Estamos ansiosos por ver as vossas fotos! Continuação de uma óptima viagem! Beijinhos e BOM 2008!

xana disse...

Olá pessoal!!!
Que dor de cotovelo que eu tenho...
É verdade, mas o que eu gosto mesmo é de ver o vosso entusiasmo. Quando regressarem gostava muito que alguns de vocês viessem à nossa escola ( Escola Secundária de Amora- Seixal) partilhar essa experiência extraordinária connosco.
Continuação de uma óptima viagem!!!
Alexandra Figueiredo

Mário Simões disse...

Um Bom Ano para todos com um abraço especial ao Miguel Guerreiro.