domingo, 13 de janeiro de 2008

Chegámos!!!!

Obrigada a todos que nos têm vindo a acompanhar e apoiar nesta aventura de 15 dias em busca das maravilhas da Antárctida. Bem de algumas maravilhas porque a Antárctida "esconde" de certo muito mais deslumbramento que aquele com que fomos presenteados. Somos uns verdadeiros privilegiados por ter tido oportunidade de ver, sentir e respirar a magia da Antárctida. Todos concordamos... ainda bem que a acção do homem se encontra presentemente limitada pelo Tratado que confere a este Continente algum do respeito e dignidade que lhe é devido. O esplendor do ecossistema que a Antárctida concentra e de muitas outras “Antárcticas” que existem pelo nosso planeta, deveria, só por si, ser o motivo da subjugação do homem a imponência destes paraísos.

Seria um acto de puro egoísmo manter toda esta informação fechada no nosso pensamento e coração. É nosso dever partilhá-la com todos vós para que a importância das regiões polares para o nosso planeta assuma, em Portugal e de uma vez por todas, uma voz com assento nos principais órgãos decisores sobre o futuro deste ecossistema e seus habitats. O processo evolutivo e acelerado das alterações climáticas tem de ser travado pois não vos queremos falar de tudo o que vivemos, vimos e sentimos como parte de um passado. Estamos inteiramente ao vosso dispor e contamos também convosco para juntos passar-mos este testemunho.
Queremos continuar a acreditar que a Antárctida será sempre a nossa tão querida e amada Antárctida tal como a conhecemos e continuamos a imaginar.

Não seria justo fechar este capítulo sem fazer os devidos agradecimentos a todos quantos possibilitaram a concretização deste sonho. Obrigado à Ciência viva pelo apoio financeiro, e em especial à professora Ana Noronha, ao Alexandre Trindade e à Cristina Figueira, pela forte colaboração prestada; a todas as entidades privadas que acreditaram em nós e nos apoiaram nos momentos finais, nomeadamente Sonae, Ren, Ageneal, Amarsul, Meci, Helly Hansen, Câmara Minicipal de Almada, Câmara Municipal de Palmela e Junta de Freguesia de Grândola; a todos os nossos familiares e amigos que nos acompanharam em coração; a toda a equipa da expedição canadiana Students On Ice pela força de vontade, coragem e prazer com que fazem chegar a mensagem da importância das regiões polares às gerações mais novas de todo o Mundo; um muito e sincero obrigado ao projecto LATITUDE60! e respectiva equipa de coordenação, CCMar, CEG e APG, pela oportunidade criada e por todo o apoio e disponibilidade total na preparação e execução/acompanhamento neste evento e também por todo o apoio/parceria futura e incondicional na importante tarefa de transmitir a nossa mensagem da importância das regiões polares a todos os portugueses. Não querendo desmerecer o trabalho de nenhum elemento envolvido no projecto LATITUDE60!, gostaríamos de enviar um especial abraço ao Gonçalo Vieira, pela acção visionária para iniciar todo este processo; e por último, e porque não queremos deixar ninguém de fora, um muito obrigada a todos por acreditarem em nós.

Aguardamos as vossas sugestões e contactos,

Andreia Raposo, Inês Murteira, Irina Boteta, João Covita, Maria Inês Martins, Marta Alves, Miguel Guerreiro e Ana Salomé

1 comentário:

dodo disse...

chegáram e bem graças a DEUS,A felicidade estava estampada nus vossos rostos venham muito feliz...Talves voltarem lá quem sabe.Avó de João Covita