quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Dia de Ano Novo na Ilha Deception


Fotografia: Students-on-ice.

1 de Janeiro de 2008

Acordámos rodeados de glaciares, enquanto entravamos numa caldeira de um vulcão, em plena ilha Deception. As grandes rochas rodeavam-nos, como se tivessem chantilhy no topo, ao mesmo tempo que um considerável nevoeiro cercava o navio.

Fomos a terra, onde vimos as antigas estruturas, onde, em tempos, se desenvolveram actividades industriais (extracção de óleo de baleia) e que, mais tarde, tiveram de ser abandonadas devido a uma erupção vulcânica.


Passeámos pela praia ao lado de pinguins e skuas, ouvimos os sons, vimos todas as cores, absorvendo tudo quanto podiamos.


Começámos a preparar-nos para o tradicional mergulho, nas águas frias da caldeira, enquanto, a beira da praia, os chaperones começavam a construir uma pequena piscina, com as águas aquecidas pela energia geotérmica.


Como manda a tradição, em fato de banho, corremos para a água fria, onde tambem andavam pinguins. Mergulhamos completamente na água e, num flash, corremos para a pincina improvisada de água quente, à beira da praia, para nos aquecermos. Fazemos, agora oficialmente, parte da Antarctic
Swimming Team!

Honestamente, custou-me mais andar descalça na praia de gravilha do que o mergulho propriamente dito.

Regressados ao barco, almoçámos e tivemos um pequeno momento de reflexão e descanso antes de dar inicio aos workshops e palestras.


Os três workshops tinham como tema mapas e cartografia, musica e fotografia. Posteriormente, assistimos a uma palestra da Ingrid sobre pinipedes e baleias.


Após o jantar, assistimos a uma apresentação de fotos da Terra, tiradas do espaco por um astronauta, que viaja connosco.


O dia revelou-se, na maior parte do tempo, dedicado a reflexão.

O convívio com pessoas de todas as partes do Mundo tem sido, como não podia deixar de ser, uma constante. Criamos novos horizontes e apercebemo-nos de novas realidades.

Esperemos, agora, pelo dia de amanhã.

A propósito – Bom Ano Novo!

Inês Murteira

6 comentários:

Anónimo disse...

Que bom receber notícias vossas!!Pela descrição deve ser mesmo um sítio fabuloso!! Votos para que continuem a desfrutar em pleno dessa experiência!!
Um abraço para todos, em particular para a Inês Murteira, com muitas saudades!
Helga Faria

Manuela Murteira disse...

Deves andar no mar desta viagem, como quem "anda nas nuvens". Imaginamos o que ela tem representado para ti, se para nós só as descrições nos levam a "voar".
Obrigada!
Beijinhos para todos, um maior para a Inês Murteira cheíssimo de saudades!
Manuela e João Murteira

Maria João Iria disse...

Olá Inês e restante Grupo!

Em primeiro lugar queremos desejar-vos um óptimo 2008, que se for proporcional à Passagem de Ano será seguramente espectacular e inesquecivel.
Queremos também agradecer a partilha da vossa fabulosa experiência, que vamos "vivendo" através dos vossos textos/diários de expedição.
Até breve e continuação de boa expedição.
Maria João e Rogério

dannyel disse...

Olá a todos :).. as vossas descriçoes fazem-nos "sentir" o frio antarctico.. perfeitas!...
Cumprimentos a todos e a continuaçao de uma boa viagem.
Beijo mt mt espeçial para a Irina, estamos com mts saudades tua!
FELIZ ANO NOVO!!! :)

Daniel e jeronima

Unknown disse...

Finalmente depois de uns dias sem podermos consultar o vosso diário conseguimos ler os vossos relatos e ver as fotos que enviaram.Essa viagem parece um sonho e vocês estão a vivê-lo. Aproveitem cada momento, aprendam muito, convivam, divirtam-se. Mas sobretudo, amem e respeitem esse pedaço de mundo aparentemente tão poderoso,mas no fundo, tão frágil.Beijinhos para todos e uns muito especiais para a Inês Martins com muitas,muitas saudades Lena e João

Unknown disse...

Olá sou o prof Pedro da ESPN

Adorei a tua entrada em 2008.
Não somos todos que podemos passar pela mm experiência.
Parabéns e bjs para vcs.